top of page

Mudanças no Instagram: como seu negócio pode se adaptar ao novo cenário


Foto: Unsplash

Na semana passada, no dia 30/06, o Head do Instagram, Adam Mosseri, surpreendeu muita gente em sua conta no Twitter ao dizer que o Insta não é mais um aplicativo de compartilhamento de fotos. O executivo ainda anunciou que o aplicativo pretende se dedicar e dar prioridade, a partir de agora, a ideias voltadas para o entretenimento e vídeos.


Nosso foco aqui não vai ser se o Insta errou ou acertou nessa mudança -- até porque vários profissionais especializados em marketing de conteúdo e em marketing digital já fizeram posts sobre o assunto. Nosso foco é a gestão do negócio e essas mudanças do Insta levantam um ponto que sempre reforçamos: precisamos estar atentos ao macroambiente em que nosso negócio está inserido.


No caso do Insta passando por essas mudanças, muitos empreendedores ficaram aflitos por, possivelmente, só estarem presentes nesta plataforma. A primeira lição é não entrar em pânico. E, em segundo lugar, começar a refletir sobre o tipo do seu negócio e como você pode fortalecer sua presença digital em outros canais além do Insta.


 

1. Se você usa o Insta como um catálogo, faz as vendas pelas DMs ou até mesmo se tem uma loja configurada na plataforma: invista em uma loja virtual própria!


Foto: Unsplash

Hoje em dia, existem várias opções de plataformas específicas de lojas virtuais e você não precisa contratar um programador ou desenvolvedor para fazer tudo do zero. Uma loja virtual pode virar o jogo do seu negócio: transmite profissionalismo, é um ambiente seguro (tanto para você quanto para seu cliente), e é uma maneira prática para quem quer comprar. E ainda tem uma ótima vantagem: a loja virtual própria funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. As vendas podem acontecer a qualquer dia, em qualquer horário e sem depender necessariamente de um atendimento. Além disso, todas as atividades ficam registradas e é possível analisar os dados para planejar novas estratégias e tomar decisões. Nós já fizemos projetos de lojas virtuais de sucesso usando as plataformas certas (e nossos clientes colhem os frutos até hoje!).


 

2. Se você usa esse espaço como uma forma de mostrar autoridade e conhecimento: invista em um blog próprio.


Foto: Unsplash

Além de ser um espaço mais livre, sem limite de caracteres e que te permite aprofundar os assuntos, o blog é uma maneira de construir e organizar seu conteúdo do jeito que você preferir. Invista em marketing de conteúdo e SEO para melhorar ainda mais o alcance, a performance e a relevância do seu blog. Quer uma vitrine melhor para sua autoridade do que as primeiras posições do Google?


 

3. Se o Insta é seu cartão de visitas: invista em um site institucional!


Foto: Unsplash

O melhor cartão de visitas que qualquer negócio pode ter é o seu próprio site institucional. É a maneira mais profissional de se apresentar na internet. Além disso, se um dia o Insta sumir ou deixar de ser relevante, seu negócio ainda vai existir e ainda vai estar presente na internet. Acha difícil que as pessoas deixem de usar essa rede social algum dia? Pense no Orkut e em como ele era usado, mas, ainda assim, um dia, ele chegou ao fim.


 

O importante é nunca ficar parado e nem apostar todas fichas em um único canal. Nesse contexto, a inércia seria acreditar que marcar a presença do seu negócio apenas no Instagram já era suficiente. Estar no Instagram não significa ter presença digital consolidada! Uma boa estratégia digital e uma presença consolidada vão muito além de uma conta em rede social. Então, busque alternativas para seu negócio nesse mundo gigantesco da internet. Só tem um jeito de sua empresa continuar competitiva no futuro: buscar sempre inovar e aprimorar o seu negócio, e isso inclui as plataformas e ferramentas que você usa.




MARIA EDUARDA VAZ

Empresária, pós-graduada (bolsista integral por desempenho acadêmico) em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM Rio, formada em jornalismo pela mesma instituição.


RAFAEL SANTORO

Empresário, MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUCRS, formado em administração pela UNILASALLE-RJ.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page